Saturday, October 30, 2010

Ser cozinheiro...

"Existem cozinheiros com uma aptidão natural para a cozinha, outros que não tendo essa aptidão se esforçam ao máximo, estudam e conseguem assim ficar mais ricos gastronomicamente, alguns tem a tal aptidão e infelizmente não se esforçam minimamente e outros que mesmo não tendo a já referida aptidão caem no erro e no facilitismo de não se esforçarem.

Eu não sei onde me encaixo nestes quatro perfis e sinceramente também não me compete a mim decidir isso. De qualquer maneira e se querem mesmo saber também não estou muito preocupado, até porque sei o que sou e como é obvio sou o que faço, para isso, existem muitos bons profissionais que têm como função decidir pelos outros...

Mesmo assim acredito que existe espaço para todos, até porque existem casas mais exigentes que outras, é assim e sempre será, nada a fazer! Contudo, acho que todos devem ter as mesmas oportunidades no principio e devem ser tratados com igual respeito , em suma, defendo que devemos respeitar os mais velhos e vice-versa, todos têm o direito à palavra e só assim nos conseguimos enriquecer enquanto cozinheiros e enquanto classe profissional.

Mas como todos temos consciência, ou quase todos, esta não é a realidade, em vez disto, os cozinheiros atacam-se constantemente, apreciam cada queda, cada erro do seu igual, e não têm a ideia que isto só os prejudica.
Ser cozinheiro não é só saber cozinhar, é muito mais do que isso, é um modo de vida... e como qualquer modo de vida, tem por base uma educação e... educação todos sabemos o que é!"

Texto Original do Chef Alexandre Silva, do restaurante Bocca.

Obrigado Chef Luis Figueiredo pelo acesso a este texto.

1 comment:

Anonymous said...

Lindo....fico contente em saber que existe pessoas a pensar desta forma!

Parabens Ingles, gosto da linha sóbria, simples e directa que o blogue tem.


Ass: Xavier S.Moreira